O que é o Sistema Endocanabinoide (SEC) e como ele funciona?

Se você já ouviu falar sobre o sistema endocanabinoide (SEC) e está curioso para entender como ele funciona, você está no lugar certo!

A primeira coisa que você precisa saber é que a descoberta do sistema endocanabinoide em 1964, pelo pesquisador Raphael Mechoulam, revolucionou a maneira como a ciência enxerga a saúde humana e o tratamento de doenças graves.

Apesar de tardio, o encontro desse sistema já inspirou cientistas e gerou inúmeras pesquisas e testes clínicos em todo o mundo, dando início a um vasto acervo que comprova a importância do SEC para a regulação do corpo. 

Neste artigo, vamos explorar e mergulhar no sistema endocanabinoide, te ajudando a entender, de maneira simples, como ele funciona e interage com receptores fitocanabinoides.

Vem com a gente!

O que é o sistema endocanabinoide?

O sistema endocanabinoide foi descoberto em 1964 e é um sistema de sinalização presente no corpo humano e em outros animais vertebrados.

Isso significa que ele é responsável pelo equilíbrio interno necessário para o funcionamento saudável do corpo, regulando uma enorme diversidade de funções e processos fisiológicos.

Ou seja, seu papel é fundamental para a homeostase do corpo.

Aliás, em um estudo conduzido pela Universidade da Colúmbia Britânica, o sistema endocanabinoide foi associado aos seguintes processos corporais:

  • Padrões de sono e regulação do ciclo circadiano
  • Função cerebral e cognitiva
  • Sensação e percepção da dor
  • Inflamação e outras respostas do sistema imunológico
  • Pressão arterial
  • Bem-estar emocional
  • Metabolismo
  • Treinamento muscular
  • Função nervosa
  • Estresse
  • Função hepática

Sabendo disso, você deve concordar que ele tem um impacto e influência muito altos em nossa saúde e bem-estar, certo?

3 componentes principais do sistema endocanabinoide

Para entender como esse sistema complexo e extenso funciona, precisamos falar sobre três componentes principais: endocanabinoides, receptores canabinoides e enzimas metabólicas.

 

Veja como essa orquestra funciona abaixo!

1. Endocanabinoides

São substâncias químicas produzidas pelo corpo humano de maneira 100% natural e se ligam aos receptores canabinoides.

Aliás, os dois endocanabinoides mais estudados são anandamida e 2-aracidonilglicerol (2-AG).

2. Receptores canabinoides 

Existem vários receptores canabinoides, mas os dois principais são: CB1 e CB2.

Assim, os receptores CB1 estão principalmente presentes no cérebro e no sistema nervoso central.

Enquanto isso, os receptores CB2 são encontrados principalmente no sistema imunológico e em células periféricas.

Assim, os endocanabinoides se ligam ou inibem os receptores para transmitir sinais que desencadeiam uma série de respostas fisiológicas no corpo.

3. Enzimas metabólicas

São como “ferramentas” que ajudam a fabricar e degradar os endocanabinoides. Existem duas enzimas principais:

  • Fatty Acid Amide Hydrolase (FAAH): Esta enzima decompõe um endocanabinoide chamado anandamida em pedaços menores, tornando-o menos ativo.
  • Monoacylglycerol Lipase (MAGL): Esta enzima decompõe outro endocanabinoide chamado 2-aracidonilglicerol (2-AG) em pedaços menores.

Fitocanabinoides: a medicina revolucionária das plantas

Fitocanabinoides são nada mais do que canabinoides derivados de fontes vegetais, encontrados especialmente na planta Cannabis sativa L.

Ou seja, além de nosso corpo produzir canabinoides naturalmente, também podemos consumi-los através dos fitocanabinoides.

Atualmente, existem mais de 120 fitocanabinoides diferentes, sendo os mais conhecidos o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).

Benefícios dos fitocanabinoides

Cada fitocanabinoide possui sua própria estrutura química e propriedades específicas, que influenciam como eles interagem ao se ligarem aos receptores canabinoides no corpo.

De modo geral, eles podem trazer benefícios para o sistema endocanabinoide, ou seja, para o funcionamento do nosso corpo. Veja alguns exemplos:

  • efeitos terapêuticos amplos
  • efeitos neuroprotetores
  • substituição de canabinoides

Mitos e fatos sobre o sistema endocanabinoide

Mito: O sistema endocanabinoide do corpo humano está relacionado apenas ao uso de Cannabis.

Fato: A Cannabis é uma planta com compostos que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo humano. No entanto, esse sistema é uma parte natural do corpo e é encontrado em outros animais também. Ele desempenha um papel importante na regulação de várias funções fisiológicas.

Mito: A ativação do sistema endocanabinoide sempre causa efeitos psicoativos.

Fato: Embora a ativação do sistema endocanabinoide pelo THC (um dos canabinoides da Cannabis sativa L.) possa causar efeitos psicoativos, a ativação do sistema por outros compostos, como os endocanabinoides produzidos pelo corpo e outros fitocanabinoides como o CBD, não resulta nos mesmos efeitos.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o sistema endocanabinoide (SEC) e qual é a sua relação com a Cannabis sativa L. 

E, se você tem interesse em iniciar um tratamento com a planta, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta.