O mês de outubro é mundialmente reconhecido pela campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Assim, o movimento surgiu como uma forma de alertar para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Mas, você sabia que além dos tratamentos convencionais, novas abordagens mais naturais e menos agressivas têm sido estudadas para oferecer suporte às pacientes, especialmente no que diz respeito à melhoria de sintomas?
Através de revisões bibliográficas e testes clínicos, a Cannabis Medicinal, por exemplo, desponta como uma alternativa que apresenta cada vez mais resultados de sucesso.
Quer entender como a planta pode ajudar quem enfrenta essa batalha?
Então, continue com a gente!
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas não é uma doença exclusivamente feminina.
Poucas pessoas sabem, mas, apesar de raro, ele também pode acometer homens de diversas idades.
Veja, a seguir, alguns dados estatísticos sobre essa doença:
Embora o diagnóstico precoce aumente as chances de cura, o processo de tratamento pode ser longo, agressivo e desafiador, causando diversos efeitos colaterais que impactam a qualidade e autoestima de vida das pacientes.
E, é nesse contexto que o uso medicinal da Cannabis, vêm ganhando destaque e interesse tanto entre médicos quanto entre pacientes.
Afinal, é um meio menos agressivo de lidar com os principais sintomas da doença.
Confira a seguir:
Devido às suas propriedades anticancerígenas e antitumorais, os canabinoides (como são chamados os compostos da Cannabis) têm demonstrado potencial terapêutico em estudos pré-clínicos no contexto do câncer de mama.
Isso ocorre porque as substâncias da planta interagem com o Sistema Endocanabinóide (SEC), que está presente em todo o corpo humano e é responsável por regular processos celulares como a proliferação, diferenciação e apoptose (morte celular programada).
Ou seja, os efeitos antitumorais dos canabinoides interrompem o ciclo celular e inibem fatores de crescimento das células cancerígenas.
Além disso, pesquisas revelaram que os compostos da planta podem atuar de diferentes maneiras dependendo do subtipo de câncer de mama.
Assim, seus efeitos positivos têm sido observados no subtipo “Triplo-Negativo”, que representa de 15% a 20% dos casos e é considerado o mais agressivo e com menor taxa de sobrevivência.
Os canabinoides também têm sido utilizados para alívio de efeitos colaterais relacionados à quimio e radioterapia, como dor, inflamação, náusea e perda de apetite, sendo bem tolerados pela maioria dos pacientes.
Por fim, como você deve imaginar, pacientes com câncer de mama lidam diariamente com as dificuldades do tratamento, com os desafios de conviver com a doença e com as suas incertezas.
Assim, é muito comum se observarem sintomas de depressão, ansiedade e transtornos do sono.
Felizmente, o CBD e o THC, dois dos principais compostos da Cannabis, têm sido amplamente utilizados para o tratamento dessas condições.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando o câncer de mama e deseja explorar a Cannabis como uma alternativa complementar, a Dr. Green pode ajudar nesse processo de maneira segura e acessível.
Durante o atendimento, o especialista avaliará a sua condição de saúde e fará a prescrição do medicamento à base de Cannabis e a dosagem mais adequada para o seu caso.
Em seguida, nossa equipe seguirá com os trâmites para a aquisição do medicamento.
Além disso, oferecemos suporte contínuo aos pacientes, garantindo que o tratamento seja ajustado conforme necessário para obter os melhores resultados.
Felizmente, o câncer é uma das condições de saúde elegíveis para a nossa Modalidade Social de atendimento. Nela, você paga apenas o valor da consulta médica.
Veja o que é necessário:
Então, entre em contato com a nossa equipe para que possamos agendar sua consulta com um de nossos médicos.
Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor no que diz respeito ao uso da Cannabis para o tratamento do câncer de mama.
E, lembre-se: você sempre pode contar com o nosso apoio para iniciar uma jornada de saúde com a planta. Basta agendar uma consulta!
* É importante esclarecer que não podemos dar 100% de garantia de que a solicitação de gratuidade seja concedida. Afinal, ela está sujeita à decisão do juiz e/ou alterações nas leis brasileiras em relação ao acesso à Cannabis para uso medicinal.