Entrevista com o Dr. Matheus Queiroga - Médico Pesquisador da Medicina Canabinoide

A medicina canabinoide tem se mostrado uma das áreas mais inovadoras da saúde moderna, trazendo alívio para inúmeras doenças e qualidade de vida para milhares de pacientes. 

Para entender melhor sobre essa abordagem, entrevistamos o Dr. Matheus Queiroga, médico prescritor e pesquisador que compõe a equipe de profissionais da Dr. Green. 

A seguir, ele compartilhou suas experiências clínicas, as principais aplicações terapêuticas da Cannabis Medicinal e seus pensamentos sobre o futuro da área no Brasil.

Confira!

 

  1. Tem algum caso clínico envolvendo a erva que marcou a sua trajetória? Pode falar um pouco sobre ele?

Tive uma paciente da área da saúde mental que me procurou, ela estava com uma questão importante em relação ao sono, que era o abuso das medicações para dormir.

Ela já tinha o histórico de abuso de Rivotril e Zolpidem, e aí quando a gente começou o tratamento com o óleo, fazendo o ajuste das doses conforme a necessidade dela, a gente conseguiu fazer o desmame e hoje ela está bem, dorme bem.

Isso foi uma conquista bem importante para ela e para mim! 

 

  1. Para quais condições/doenças você indica o tratamento com a erva?

Bom, hoje em dia a gente já sabe as principais, as que são mais conhecidas, como dores crônicas, epilepsia refratária, Alzheimer… 

Mas, já tem muitos estudos com bastante evidência que eu tenho até usado na área de saúde mental, que é para tratamento de ansiedade, distúrbios do sono e uma lista enorme que, se deixar, a gente pode ficar aqui falando o dia inteiro. 

Esses são os principais, que têm mais respaldo de evidência científica. 

 

  1. Afinal, o tratamento com a planta é seguro?

O tratamento é seguro, sim! 

Recentemente, anunciaram que o sistema endocanabinoide é algo que está presente em nós, presente nos cachorros, presente em diversos animais… Faz parte do nosso corpo. 

O produto nada mais é do que um suplemento que atua nesse sistema do nosso organismo. 

Então, assim, se (o paciente) está com deficiência por questões de falta de exercício, por questões de adoecimento crônico, o uso da Cannabis vai servir para corrigir aquela deficiência do organismo, de algo que é nosso, que é natural e está aí para gente utilizar. 

 

  1. O que você espera da área de medicina endocanabinoide para os próximos anos?

Eu espero que continue caminhando do jeito que está indo, né? Vamos dizer assim, dez anos atrás tinha muito tabu, era uma briga, judicialização… 

Hoje em dia tudo isso é muito mais fácil, já tem os produtos liberados pelas farmácias no Brasil, a gente já consegue importação com a autorização da Anvisa… Então, assim, tá tudo muito mais fácil, mas ainda é algo muito caro.

Então, caminhando, espero que o tabu diminua ainda mais, os estudos continuem avançando e os preços fiquem mais em conta para que a população possa fazer o uso. 

Quer saber como a medicina canabinoide pode transformar sua saúde? 

Então, agende uma consulta com o Dr. Matheus Queiroga, médico especialista em tratamentos com cannabis medicinal.