Se você acha que a Cannabis Medicinal é só tendência de gente jovem, é porque não imagina o que a ciência tem descoberto sobre essa planta e o que ela tem feito com a saúde das pessoas… Ainda.
Então, calma, que a gente vai te contar!
Depois de um ano marcado por evoluções jurídicas de deixar qualquer brasileiro de queixo caído, para 2025, as projeções indicam que o uso dos canabinoides para tratamentos em saúde se tornará cada vez mais avançado, acessível e respaldado.
Enquanto isso, as leis e regulamentações para acesso aos medicamentos ficarão cada vez mais flexíveis.
Então, vamos lá: aqui está um resumo do cenário em 2024 e cinco coisas que você precisa saber para iniciar 2025, especialmente porque elas vão trazer benefícios concretos para a sua vida.
2024 foi um ano surpreendente para a Cannabis Medicinal no Brasil.
Vamos fazer uma retrospectiva dos avanços jurídicos mais marcantes:
Em junho de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) finalmente deu um “basta” e descriminalizou a posse de maconha para uso pessoal.
Agora, até 40 gramas ou seis plantas fêmeas não colocam ninguém na lista de “notícias policiais.”
Resultado? Menos gente atrás das grades por algo que nem deveria ser crime… Ou pelo menos é o que a gente espera.
Novembro trouxe outra boa notícia: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o cultivo de cânhamo medicinal, uma variedade da erva com baixo THC… Ou seja, zero chapação.
Isso significa menos dependência de produtos importados e mais acesso a medicamentos com preços menos assustadores.
Afinal, se o uso farmacêutico já é autorizado, não faz sentido impedir o próprio país de produzir os insumos, certo?
Sendo assim, o STJ concedeu seis meses para que o Poder Executivo crie regras claras para plantio, extração e comercialização dos derivados da planta.
Não foram só os humanos que se beneficiaram dos avanços em relação à Cannabis em 2024.
Afinal, a Anvisa atualizou a portaria para permitir o uso de Cannabis Medicinal em tratamentos veterinários.
Então, sim, agora pets que, muitas vezes, sofriam com problemas graves de saúde, como diabetes, artrite e ansiedade, também podem ter uma maior qualidade de vida!
Ela está de volta ao maior código oficial farmacêutico do país – neste ano, a Cannabis voltou a fazer parte da Farmacopeia Brasileira.
Essa reintegração significa que medicamentos à base de cannabis agora têm status oficial, podendo ser manipulados, distribuídos e prescritos em todo o Brasil.
E, tem mais: com padrões claros de qualidade e controle, ficou ainda mais fácil garantir que o tratamento seja seguro e acessível para quem precisa.
Você ainda está se perguntando se a Cannabis Medicinal é legal no Brasil? Bem, a resposta é sim!
Desde 2019, o uso medicinal da planta é permitido e com os avanços dos últimos anos, o acesso está cada vez mais simples.
E você ficaria ainda mais surpreso se soubesse a quantidade de doenças que ela pode ajudar a tratar, gerando o mínimo de efeitos colaterais.
Você não vai querer iniciar 2025 sem saber quais são elas, né? Então, siga com a leitura!
Quem diria que uma planta poderia fazer tanto por tantas doenças?
A Cannabis já é usada para tratar condições como dor crônica, epilepsia, ansiedade, Parkinson, esclerose múltipla e até os efeitos colaterais do câncer.
O segredo? O sistema endocanabinoide, uma espécie de regente do equilíbrio do nosso corpo, responsável por regular questões importantes como dor, humor e o sono.
O THC ajuda a bloquear a percepção de dor, relaxar os músculos e reduzir espasmos, enquanto o CBD reduz inflamações, é anticonvulsivante, calmante natural e exerce efeito de proteção dos neurônios.
E para os pacientes com câncer, a cannabis não é a cura, mas é uma aliada poderosa contra os sintomas da doença e os efeitos da quimioterapia, reduzindo náuseas e dores e recuperando o apetite.
Segundo o Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil 2024 desenvolvido pela Kaya Mind, o número de pacientes que usam a Cannabis Medicinal no Brasil cresce exponencialmente, ultrapassando os 627 mil usuários em 2025.
Essa adesão não é coincidência: os resultados falam por si, especialmente para quem busca alternativas menos invasivas e mais naturais.
Quer ver outros números interessantes?
Esqueça aquela ideia antiquada de que só existe um jeito de usar Cannabis. Em 2025, as opções são ainda mais variadas do que de muitos remédios tradicionais:
Se você ainda tem dúvidas sobre a Cannabis, deixe a ciência falar.
Para você ter uma ideia, nos últimos 10 anos, 1.710 estudos com as palavras-chave Cannabis e Canabidiol foram publicados no PubMed.
Para 2025, a projeção é que o número de estudos e testes clínicos sobre cannabis medicinal aumente, respaldando ainda mais seu uso.
Aliás, instituições renomadas, tanto no Brasil quanto no exterior, estão investindo pesado no potencial terapêutico da planta.
Com tantos avanços, 2025 é o ano perfeito para entender, experimentar e, quem sabe, adotar a cannabis medicinal como parte do seu cuidado com a saúde.
Afinal, legal, acessível e cada vez mais respaldada por estudos, ela é uma aliada poderosa contra diversas condições.
Se você está pronto para começar sua jornada, a Dr. Green está aqui para te ajudar, cuidando de todo o processo – desde a consulta até o acesso ao tratamento.